Blog

O TRATAMENTO NA EMBALAGEM DE MADEIRA PARA EXPORTAÇÃO

O TRATAMENTO NA EMBALAGEM DE MADEIRA PARA EXPORTAÇÃO

Com o objetivo de evitar a introdução e a disseminação de pragas que afetem espécies florestais no âmbito internacional, a Comissão Interina de Medidas Fitossanitárias editou a em Maio de 2002 a Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias número 15 (NIMF 15). A
 NIMF 15 regula e estabelece diretrizes para o tratamento e certificação de embalagens e suportes de madeira que acondicionem mercadorias destinadas ao transito internacional. A SOS BOX utiliza o tratamento reconhecido pela Norma: o HT - Heat Treatment, ou tratamento a calor. O processo de Tratamento Térmico consiste em manter as embalagens em estufas a uma temperatura constante e homogênea de 56ºC durante 30 minutos no interior da madeira, reduzindo a umidade e conseqüentemente as condições para o desenvolvimento de pragas. Para que o tratamento seja reconhecido internacionalmente, a norma exige que as embalagens e suportes de madeira estejam identificados com a marca internacional aprovada pela FAO.
Somente empresas credenciadas podem executar tratamentos com validade para o transito Internacional. A legislação exige que a Marca impressa nas esteja legível em pelo menos dois lados opostos. Existem ainda, restrições da Norma quanto à presença de casca, mofo ou vestígios de pragas. Em caso de não atendimento as exigências e restrições da NIMF 15, a ONPF do país importador pode solicitar um novo tratamento na chegada das mercadorias com embalagens e suportes de madeira ou mesmo exigir o rechaço da mesma, tudo isso por conta do próprio exportador. 
Para evitar este tipo de situação, é importante que os exportadores utilizem-se de critérios rígidos na seleção e contratação de seu fornecedor de embalagens e da empresa credenciada que realizará o controle fitossanitário.
O tratamento antecipado da embalagem demanda gestão integrada da estrutura, proporcionando vantagens tais como: menores custos para o cliente, redução no tempo de trânsito da mercadoria já que o tratamento é realizado antecipadamente e causa menor impacto ambiental - por realizar menor número de tratamentos já que o produto não é colocado juntamente com a embalagem aproveita-se melhor o espaço do container ou câmara de tratamento.
O Tratamento Térmico, por sua vez, apresenta a vantagem de não causar danos ambientais de qualquer tipo, sendo aceito internacionalmente pelas normas ISO. 


Fonte de Pesquisa: Revista Madeira
 

08 de Maio de 2017

Outras notícias

Ir para o blog
downloadfilmterbaru.xyz bigoporn.club bok3p.site sablonpontianak.com