Blog

CENÁRIO PROSPECTIVO DO SETOR METAL-MECÂNICO 2018

CENÁRIO PROSPECTIVO DO SETOR METAL-MECÂNICO 2018


Os cenários prospectivos são, de forma resumida, descrições de situações futuras, construídas a partir de análises entre relações reais e já existentes.
Segundo a projeção realizada, estamos em um momento de reconstrução da economia, onde a presença do PIB é timidamente positiva.
 
MAQUINAS AGRÍCOLAS
 
A produção de máquinas agrícolas é um número disponibilizado mensalmente pelo IBGE e os resultados sofrem a variação da sazonalidade do mercado. Contudo, a projeção de produção desse tipo de maquinário até 2019 terá e um ligeiro aumento, mas não alcançará os mesmos níveis positivos anteriormente atingidos como em 2013. Elas estarão reduzidas ao longo dos próximos anos devido à recuperação econômica do país e também estarão mais seletivas devido às rígidas regras legislativas e redução de linhas de créditos governamentais.
 
VENDA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
 
A série histórica das vendas de máquinas e equipamentos é disponibilizado pelo IBGE mensalmente e considera o volume comercializado. Esse índice apresenta sazonalidade. Dessa forma, projeta-se que as vendas dos produtos se mantenham com ligeiros aumentos de acordo com a sazonalidade para os próximos anos. Haverá uma recuperação nas vendas e estabilização que se aproximará dos parâmetros de 2015. Vale a pena ressaltar que, mesmo com essa melhora apontada pela projeção, o volume de vendas não será semelhante aos de 2012 e 2013, quando a economia brasileira se encontrava em franca ascensão.
 
PRODUÇÃO DE VEÍCULOS
 
A produção de veículos é um índice mensal disponibilizado pelo Departamento nacional de Trânsito (DENATRAN) e Associação Nacional de fabricantes de Veículos e Automóveis (ANFAVEA), apresenta o volume de produtos fabricados. Para fins de análise do cenário adotamos a média anual e os números demonstram forte sazonalidade durante o ano.
Em março 2015 foi apontado um aumento na produção 45%, contudo, nos meses subsequentes esse índice apresentou uma média no crescimento, comportando-se com oscilações.
Analisando a linha provável na projeção de automóveis, para os próximos anos haverá oscilações na produção e em 2018 a indústria automobilística conseguirá retomar e atingir o patamar de produção verificado em 2015. Isso porque o estoque de veículos deverá ser consumido para uma posterior retomada na fabricação. É importante levar em consideração nesta análise que o estoque atual ocorre em virtude da redução nas vendas e compromete o fluxo de caixa das montadoras, uma vez que estão pagando seus fornecedores. Além disso, o estoque força as montadoras a reduzirem os preços de vendas comprometendo suas margens. Dessa forma, é importante que o estoque seja consumido para que as atividades fabris voltem a ser usadas, diminuindo a ociosidade e alcançando a retomada no ano de 2018.
 
Fonte: SEBRAE

04 de Agosto de 2017

Outras notícias

Ir para o blog
downloadfilmterbaru.xyz bigoporn.club bok3p.site sablonpontianak.com